Boys para sempre

1º semana. É possível parar o envelhecimento ?
2º semana: Junta-te a nós e pára de envelhecer, agora
3º semana: 
Desaprendendo de envelhecer   
4º semana: A tua aparência de amanhã depende de hoje.
5º semana: Somos aquilo que pensamos e comemos
6º semana:
Pára de mentir a ti próprio  NOVO!
Fotos:  Eles não envelheceram 
Perguntas e respostas   Aqui respondo a todas as vossas duvidas. Escrevam

Data da foto:  12/2/2001

Pára de mentir a ti próprio...

"Estaria a mentir se dissesse que n me importo nada com o envelhecimento, mas garanto-lhes que n vivo obcecado com isso, apesar de já ter passado dos 30 (tenho 32, e até aparento menos). Por isso n percebo a vossa preocupação com algo que faz parte da vida. Para mim, o mais importante é a juventude interior e é só essa que me preocupa preservar para sempre..."

Jorge.

"Que monotonia seria se todas as pessoas fossem lindíssimas, que fossemos eternos, ou nunca envelhecêssemos! O envelhecimento faz parte da natureza, tal como a morte e como tal deve ser aceite com naturalidade..."

Alexandre

A minha resposta:
Bonitas palavras. Palavras! Mas nada mais do que isso. Há poucos meses atrás, reencontrei um velho amigo de juventude,  que entretanto, casou e foi viver numa cidadezinha perto de Paris da qual não me consigo agora recordar o nome, e onde criou 2 filhos. Foi ele que me reconheceu porque eu, confesso, nunca o reconheceria. Pois estava com mais 20 quilos em cima e quase todo o cabelo grisalho, ele que tem 4 anos menos que eu.

Quando, finalmente, me consegui lembrar dele, mal consegui disfarçar o choque por o ver tão envelhecido ( da última vez que o vira, ele era ainda um boy muito bem parecido!). Mas nem por isso perdeu a esperança de revivermos os velhos tempos de farra... E durante a nossa curta conversa, percebi que não parecia muito preocupado com a sua nova aparência e  até aparentava ser razoavelmente feliz. Mas no final, tive de inventar uma boa desculpa para me livrar dele, pois percebi que se o não fizesse, ele não iria desistir de querer reviver os nossos tempos de farra...

Algum tempo depois, telefonou-me e abriu-se comigo. Confessou que adorava a mulher e os filhos mas sentia-se "um pouco" frustrado por já não conseguir ter a vida sexual de antigamente... Fiquei sem saber que conselhos lhe dar e um pouco constrangido perante tais confissões.

Este exemplo ilustra bem muitas das pessoas que conheço  que como as que enviaram os mails que reproduzi  em cima, transformaram as suas vidas numa grande mentira. Elas iludem-se tentando acreditar que não se importam com envelhecimento, refugiando-se em frases feitas.

Se fossemos perfeitos, ou se vivêssemos em outra cultura diferente, talvez, pudéssemos ser felizes apenas cultivando esses valores interiores, que eu tb acho lindíssimos!

Mas infelizmente n é assim.

As pessoas n se deixam envelhecer e ficar feias porque n se importam nada com isso. Elas envelhecem e ficam feias porque são preguiçosas demais para se cuidar e n querem renunciar aos excessos mesmo sabendo que estes não lhes fazem bem á saúde.  O resto...  é pura ilusão!

Comentar

"Estou a adorar os teus conselhos, e acho um espanto que já tenhas 43 (tomara muita gente estar assim aos 20!). Quem me dera conseguir o mesmo. Mas pelo que li, ainda n percebi muito bem qual é o teu segredo..."

Miguel Silva, 24 anos

"Tb eu faço tudo para parecer mais novo, mas, infelizmente!, li na revista "Cience" americana, que a longevidade e a duração da juventude, tem muito mais a ver com os genes... "

Diogo Costa


A minha resposta:
Há cerca de 3 anos, tinha eu 40, fui visitar uma tia que estava internada  numa Clinica de Braga, depois de ter feito uma operação para retirar uma pedra nos rins. E enquanto estava junto dela, escutei uma enfermeira comentar com outra, referindo-se a mim: "Pela idade só pode ser neto"...

E mais de uma vez o meu irmão que tem dois anos a menos que eu, passou por ser meu pai...

Como vêm, se fosse genético, como algumas pessoas acreditam, era natural que os meus familiares mais chegados tb parecem mais novos.

Os genes podem de facto ajudar, e muito, mas não depende disso.

Tive uma amiga, que manteve a juventude até aos 40 sem ter de fazer nada por isso, tal como aconteceu com a mãe dela e a avó. Mas de um momento para o outro, perdeu quase toda a juventude. Ou seja, envelheceu em apenas alguns meses, aquilo que n envelhecera durante anos.

Aqui está um bom exemplo, do que acontece com as pessoas que se mantêm jovens por mais tempo, apenas por uma questão de genes.

Agora respondendo mais concretamente á pergunta do Diogo Costa, eu diria, que o que me ajuda a manter jovem é acreditar que tal é possível. Desde que nascemos todos somos programados para envelhecer e morrer. E essa programação não está só na nossa mente,  ela tb já faz parte da programação das nossas células. E eu posso dizer que ando há mais de 30 anos, a tentar mudar essa programação.

Eu sempre digo para mim mesmo: "Eu não quero parecer mais novo". Eu quero ser sempre novo. E isto é muito importante.

Jamais me imagino velho e feio. Eu sempre me imagino jovem e bonito. Não importa que tenha 50 ou 100 anos. Aliás, eu acredito que vou viver para sempre.

Já nem me lembro da última vez em que estive doente, mas quando sinto algum tipo de dor, ou que estou a adoecer, eu sempre repito  para mim: "O quê ? Eu ficar doente ? Era só o que me faltava! Nem pensar! Tou é a precisar de uma boa injecção de optimismo!". E ai, corro imediatamente com aquele sentimento de auto compaixão, que é um bichinho muito daninho que nos foi plantado na cabeça pelos nossos pais, durante a infância ( "Tadinho. Tá doentinho. Toma lá miminho!") e que sempre nos leva á doença, numa tentativa inconsciente de obter mimos. Vai de retro...!

Clica aqui para continuar a ler